Saiba tudo sobre a doença rara de Gaten Matarrazo, o Dustin de Stranger Things

Stranger Things com toda certeza é um marco na cultura pop atual, e junto ao sucesso da série, novos prodígios de Hollywood vieram a surgir, jovens em sua maioria.

Dentre as novas revelações artísticas, a série nos apresentou a Gaten Matarazzo, ator o qual dá vida ao icônico Dustin Henderson, um dos personagens mais aclamados e amados pelo público.

Muitos já perceberam, mas existem aqueles quais não se tocaram que Gaten possui algo de incomum se comparado aos demais atores e atrizes com quem ele divide tempo em tela.

Ele possui uma deficiência genética rara e até pouco conhecida. Ficou curioso para saber mais? Então vem com a gente e descubra tudo sobre a deficiência e sobre o ator!

A Rara Doença de ator de Stranger Things

 Gaten Matarazzo Stranger Things
Reprodução: Netflix

A Displasia Cleidocraniana é uma malformação hereditária e incurável, pouco conhecida até um tempo atrás, antes da fama de Gaten trazê-la aos holofotes mundialmente.

Essa doença de pronúncia complicada, está atualmente presente na vida de um a cada 1 milhão de indivíduos.  Ela pode vir a ser diagnosticada tanto antes quanto depois do nascimento.

Veja também:
’13 Reasons Why’: Com vídeo emocionante, Netflix anuncia data de estreia da última temporada

O diagnostico é feito por pediatras pelo uso de raio X. Se bem tratada, a condição pode vir a não se apresentar como um impedimento na vida de seus portadores.

Agora que você já sabe o que ela é, vamos nos aprofundar mais um pouco em algumas informações interessantes sobre a Displasia Cleidocraniana, falando sobre suas características, causas e tratamento.

Características e Sintomas

Falar sobre todos os fatos que envolvem essa condição é meio chato né? Não estamos aqui para substituir suas aulas à distância, pode relaxar. Então resumimos todas as principais informações.

Veja abaixo as principais características e sintomas:

  • Clavículas subdesenvolvidas ou até mesmo inexistentes. Esse é o sintoma mais marcante e lembrado;
  • Ombros estreitos, inclinados e ligados ao peito de forma incomum, possibilitando movimentos incomuns;
  • Atraso no fechamento dos espaços membranosos entre os ossos do crânio, as fontanelas ou moleiras. Essas quais se fecham normalmente cedo, mas em pessoas com a doença isso vem a ocorrer muito tardiamente;
  • Pessoas afetadas geralmente são mais baixas, possuindo também dedos e antebraços mais curtos;
  • Queixo e testa salientes, e nariz mais largo;
  • Céu da boca mais alto que o normal;
  • Mulheres com essa doença as quais engravidam, precisam fazer cesáreas por terem a pelve mais estreita;
  • Queda tardia dos dentes de leite, demora do crescimento dos dentes permanentes, de formatos incomuns e desalinhados ao maxilar. Podendos também desenvolver dentes adicionais e as vezes acompanhados por cistos nas gengivas;
  • Nos casos graves, os pacientes podem sofrer perda de audição e ficar propensos a ter infecções como sinusite e otite;
  • Podem vir a sofrer de osteoporose.
  •  Algumas crianças também podem ter problemas no desenvolvimento de habilidades motoras, como engatinhar e andar, mas sua inteligência não é prejudicada;

Causa e Tratamento

A sua causa é por meio da mutação genética do gene Runx2 no cromossomo 6. E é majoritariamente herdada pelos pais, porém um terço nos casos são de desenvolvimentos espontâneos.

Os portadores, em casos isolados e avaliados corretamente, podem vir a possuir a necessidade de ingestão de vitamina C e cálcio, por conta dos problemas já citados em seus ossos.

A doença não possui uma cura, seus tratamentos possuem apenas o objetivo de avaliar os níveis dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos afetados.

Os pacientes podem desfrutar de uma vida normal e saudável caso tiverem cuidado e um acompanhamento médico adequado.

Gaten Matarazzo

 Gaten Matarazzo Stranger Things
Reprodução: Netflix

Bora falar um pouco mais sobre a estrela e assunto da vez. Gaten John Matarazzo III nasceu em Little Egg Harbor Township, Nova Jersey, dia 8 de setembro de 2002.

Gaten e sua irmã dão suporte ao CCD Smiles, organização que ajuda a cobrir os custos de cirurgias daqueles com a deficiência. Também sendo ativo em discussões sobre o assunto.

Por sua fama e pelo fato de falar frequentemente sobre sua condição, Gaten inspirou muitos dos portadores da Displasia Cleidocraniana a não se desanimarem e ou desistirem de viverem normalmente.

“A forma como as pessoas vem reagindo (à minha doença) está sendo genial” “Está havendo uma crescente consciência sobre o problema e isso me faz sentir bem”, disse Gaten à revista People.

Carreira Artística

Matarazzo iniciou sua carreira como ator bem cedo, aos seus 8 anos de idade ele fez uma participação na peça de teatro Priscilla, Rainha do Deserto, com estreia em 2011.

Ele voltou aos palcos apenas em 2014 como personagem do aclamado musical Os Miseráveis. Neste mesmo anoele estreou seu primeiro trabalho para a televisão, na série The Blacklist.

Posteriormente ele estrelou a série Stranger Things, a qual lançou seu nome as mídias de todos o mundo. Sendo um dos protagonistas fixos da trama.

Além disso, em 2017 e 2019 ele estrelou os programas Ridiculousness e Grite, você está sendo filmado, atuando como si próprio em ambos os shows.

Ele ainda participou de dois videoclipes musicais até então, sendo o primeiro “Swish Swich” da cantora pop Katy Perry, e o segundo “Lost Boys Life” de Computer Games.

Recente Cirurgia

Recentemente, no último dia 31 de janeiro, o ator necessitou passar por um procedimento cirúrgico para retirar seus dentes supranumerários, ou seja, seus dentes extras.

Segundo o mesmo “Essa cirurgia foi tão grande que talvez eu nunca mais precise de outra”.

Em suas redes sociais, junto a uma foto pós cirurgia ele também disse “Apesar da minha expressão na foto não mostrar, a cirurgia foi um completo sucesso” notícia muito calorosa.

Meses depois, o ator segue saudável e melhor do que nunca, para alegria e alívio de muitos, como nós.

Mas então, o que você mais achou interessante sobre a condição e vida do artista mirim? Conta para a gente ai nos comentários!

Leave A Reply