Dark com toda certeza é uma das séries mais complexas já criadas na história da televisão e dos streamings. Sendo uma produção original e estrangeira da Netflix, um dos seus maiores sucessos comerciais nos últimos anos, a produção é a que mais intriga seu próprio público entre qualquer outra.

Só pelo fato de ser uma história baseada em viagens no tempo e realidades alternativas, o seriado já deve ser encarado como difícil de se entender, pois essa parece ser uma tendência em filmes, séries, livros e jogos que abordam tão temática.

Mas Dark, vai além dos seus irmãos de gênero. Com uma história tão amarrada e fechada, um novo telespectador não pode nem imaginar o quanto o roteiro bem desenvolvido dessa série alemã pode acabar dando vários e vários nós em sua cabeça.

Para criar um universo tão rico em detalhes e conceitos, os roteiristas do programa se inspiraram em diversas histórias, teorias e fatos religiosos e místicos do mundo. Hoje, iremos comentar um pouco sobre as muitas referências do tipo em Dark, buscando entender um pouco melhor tudo que vimos ao longo da jornada já completa do seriado.

As referências e analogias bíblicas, mitológicas e científicas de Dark

Dark Netflix
Reprodução: Netflix

Para compor a elaborada narrativa envolta em temas de cunho religioso, filosófico e científico, os criadores da série tiveram que buscar referências destes temas ao longo de obras da história. E eles acabaram por utilizar muitos conceitos. Muitos mesmo. O que acabou sendo adicionado ao brilhantismos de suas adaptações em roteiro.

Sabemos que muitos que já assistiram, ainda não compreenderam com totalidade o que vimos ao longo das 3 temporadas lançadas e concluintes desse seriado. Além de sabermos também que, novos telespectadores estão entre vocês leitores, então.

Com esses dois pontos em mente, vamos analisar um pouco sobre os principais pontos usados como referência para a história de Dark. Buscando compreender as motivações e ações dos personagens do show. Mas antes, é válido lembrar que iremos dar muitos spoilers, porém, mesmo que você ainda não tenha assistido nada, recomendamos a leitura como uma forma de “preparação”.

A triqueta

Esse é um símbolo que possui diversas interpretações ao redor de muitas religiões do mundo. A sua definição mais popular vem do cristianismo, onde as pontas representam a santíssima trindade (pai, filho e espírito santo), sendo o centro a representação de Deus. Assim, cada ponto está ligado a apenas uma divindade.

Outro dogma envolto da triqueta, acaba por definir seus pontos como símbolos à vida, morte e o renascimento. Já na série, o símbolo é uma representividade do tempo (passado, presente e futuro).

Teoria da Relatividade e dos Buracos de Minhoca

Assim como qualquer outra história que mexa com o tempo, ao desenvolver Dark, tiveram de ir atrás de alguns famosos estudos e dados acerca de sua manipulação e funcionamento. Com isso, a teoria criada por Einstein acerca da relatividade entre tempo e espaço veio a calhar.

A teoria da relatividade propõe que não há diferença entre passado, presente e futuro, e que isso é apenas uma mera ilusão. Além de definir que a dilatação do tempo e a contração do espaço estão fortemente ligadas.

Por meio da teoria da relatividade, podemos entrar na teoria dos buracos de minhoca, que são o meio utilizado para se viajar através do tempo no universo de Dark. Essa teoria foi criada por Stephen Hawking, onde ele acaba por definir a existência de dobras e “corta-caminhos” no tecido do espaço-tempo.

Sem mais enrolações, o quanto você sabe sobre a série?

Você entende bem o Dark da Netflix? É hora de testar seus conhecimentos, Tick Tock!

Como Adam afirma ter obtido aquelas cicatrizes terríveis?
Qual é o significado de 'Sic Mundus Creatus Est'?
Quantos anos no passado ou no futuro alguém pode viajar em um buraco de minhoca?
Por que Ulrich decidiu se tornar um policial?
Qual é o sobrenome original de Aleksander Tiedemann?
Qual é o nome do livro escrito por HG Tannhaus que discute buracos negros e espaço-tempo?
Como Jonas se relaciona com Martha?
Como o apocalipse finalmente aconteceu?

Eae, quantas perguntas vocês acertaram? Comenta pra gente!!

Faça também:

Leave A Reply