Será que você consegue passar nesse teste de Dark? Vamos ver

Quiz no final da postagem

Uma das séries originais estrangeiras mais famosas do catálogo da Netflix, também é uma das séries mais complicadas de se entender de todos os tempos, por conta se sua tamanha grandiosidade e complexidade.

É Claro que estamos falando de Dark, série sueca de 3 temporadas, a qual estreou sua primeira temporada em 2018, e se encerrou este ano com a estreia de sua terceira e última parte.

Quando o assunto é este seriado, todos tendem a se confundirem e a apresentarem suas próprias interpretações, e isso é causado devido a temática abordada, a qual flerta com viagens temporais e realidades alternativas.

Hoje iremos cair de cabeça nos diversos assuntos discutidos no programa e apresentados em sua história, então, sem mais introduções, vamos lá Seriadores!

Onde a História se Inicia?

Dark começa com a apresentação do maior protagonista nesta história, seu nome é Jonas Kahnwald, ele e os demais personagens moram na cidade fictícia chamada Winden, que seria localizada na Alemanha.

Os seus dois primeiros capítulos, focam em nos mostrar quem são os personagens os quais farão parte da jornada que veremos, nos colocando a par de suas vidas e das difíceis relações entre suas famílias e demais cidadãos.

Em meio as apresentações, acabamos vendo o desaparecimento do garotinho chamado Mikkel Nielsen. Este é o evento que dá estopim aos estranhos acontecimentos na cidade.

Nos episódios posteriores, temos a introdução da viagem temporal e da sua vasta mitologia no universo da série, e ficamos cientes de que a famosa caverna da cidade na realidade é uma porta de acesso para um buraco de minhoca, que conecta o passado, o presente e o futuro.

Durante a série, iremos acompanhar as perspectivas de muitos personagens, mas não para por aí, nós iremos acompanhá-los em diferentes pontos de sua linha temporal. Sendo os pontos nos anos1953, 1986 e em 2019, criando assim o frequentemente citado “ciclo dos 33 anos”.

É por meio do personagem chamado H.G. Tannhaus, que ficamos sabendo mais sobre este assunto, e em seu livro de título “Viagem Através do Tempo”, temos a explicação de que nesse ciclo de 33 anos está associado ao ciclo de sincronização da lua e do sol.

Entendendo a Viagem no Tempo de Dark

Para entender a viagem no tempo do seriado, será necessário utilizar explicações que só são dadas em meio o desenvolvimento da trama, transformando os textos a seguir em spoilers.

Mas mesmo que você esteja interessado em começar a assistir a série, recomendamos que você leia de qualquer forma, pois ajudará na compreensão do que você virá a assistir em tela, te tornando vantajoso se comparado a todos nós que assistimos e fomos pegos de surpresa pela incompreensão.

A Relatividade de Einstein

Primeiramente devemos estabelecer que a série faz uso do conceito desenvolvido por Albert Einstein, sendo uma de suas frases a primeira cena da primeira temporada, onde é citado que “A diferença entre passado, presente e futuro é somente uma persistente ilusão”.

Isso nos mostra desde o começo que o tempo-espaço em Dark são definidos pela visão do “eternismo”, ou seja, onde não há diferença antológica entre os 3 tempos existentes.

Deste modo, a ideia de que uma ação de um indivíduo no passado acarretará mudanças drásticas no seu futuro, são completamente abandonadas.

A Circularidade do Tempo

Para completar, de maneira resumida, a série utiliza a ideia da circularidade do tempo, onde o passado, o presente e o futuro não funcionam de maneira linear, na realidade, eles se conectam em diversos aspectos, criando assim um círculo infinito.

Isso remete a tão famosa frase da última temporada “O fim é o começo, e o começo é o fim”, a qual acabou viralizando e virando um meme por conta da confusão que ela pode acabar gerando, assim como o programa como um todo.

Mas afinal de contas, Dark possui um roteiro complexo e muito bem trabalhado, que faz com que fiquemos perdidos de proposito, demonstrando como manipular o público de maneira engenhosa e criativa.

Sem mais enrolações, consegue acertar essas 10 perguntas sobre a série?

30% das pessoas falharão neste teste de Dark!

Em que ano foi inaugurada a usina nuclear de Winden?
Qual é o nome verdadeiro de Aleksander Tiedemann?
Em que ano Noah é morto?
Com qual personagem Jonas NÃO tem parentesco?
Quem levou Mikkel para o ano de 1986?
Qual é o nome do filho de Adam e Eva?
Em que ano Adam matou Martha?
Qual é o nome da cadelinha de Claudia Tiedemann?
O que "Sic Mundus Creatus Est" significa?
Que banda Ulrich Nielsen ouvia quando era adolescente?

Eae, qual foi resultado? Comenta pra gente!!

Faça também: Dark: Consegue acertar essas 15 perguntas sobre a série? Vamos ver!

Leave A Reply